Após ser exibido com cortes na última edição do FANTASPOA (uma atitude equivocada, visto que a exibição era para maiores de 18 anos), o controverso “A Serbian Film” continua sua saga de polêmicas. O veto de exibição imposto ao RIOFAN pela Caixa Econômica Federal tira do público o poder constitucional de decidir sobre aquilo que quer ou não assistir, segundo o artigo 220, parágrafo 2° da Contituição Federal: “É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”. Assim como o artigo 1° da Carta dos Direitos do Público da Federação Internacional de Cineclubes alerta: “Toda pessoa tem direito a receber todas as informações e comunicações audiovisuais. Para tanto deve possuir os meios para expressar-se e tornar públicos seus próprios juízos e opiniões. Não pode haver humanização sem uma verdadeira comunicação”.
Não são portanto as qualidades fílmicas de “A Serbian Film” que estão em jogo, mas o seu direito como cidadão de julgá-las por si próprio. Estamos vivendo tempos estranhos em que o termoliberdade de expressão parece ser apenas um corpo estranho, um espinho no calcanhar da ditadura do politicamente correto.
Fica então ao seu critério, em assistir e tirar suas próprias conclusões.
Link do site aonde pode ser assistido o filme: http://www.verfilmes.net/a-serbian-film
“Censores tendem a fazer aquilo que somente psicóticos fazem: Eles confundem realidade com ilusão”- David Cronenberg.
Sinopse: O filme trata da vida de Milos, um ex ator pornô que tenta levar sua vida com a família bem, até que uma ex colega de filmes o chama para participar de um novo filme para um figurão da indústria que irá sustentar a ele e sua família por um bom tempo em um país como a Sérvia, em que poucos conseguem reconstruir suas vidas após anos de guerra.
Informações Técnicas
Título no Brasil: Srpski Film
Título Original: Srpski Film / A Serbian
País de Origem: Sérvia
Gênero: Drama, Terror, Suspense
Tempo de Duração: 99 minutos
Ano de Lançamento: 2010
Direção: Srdjan Spasojevic
BEM VINDO A REALIDADE BRASILEIRA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário