O preconceito no Brasil é gritante! Se tem preconceito com tudo, gays, negros, nordestinos, deficientes físicos, pobres e etc... Ao menos procuram conhecer a história, cultura, costumes... Não sabem e nem estudam os fatos, e ainda divulgam pela internet asneiras absurdas demonstrando uma superioridade que não sei de onde tiram...
Dia 13 de maio de 1888, data que foi sancionada a Lei Áurea. O preconceito racial, xenofobia e a homofobia ainda é uma realidade frustrante no Brasil. Lembremos em geral o que significa o dia de hoje não só com os NEGROS mas com todo e qualquer tipo de preconceito estimulado. Hoje, 13.05.2011 como todos os dias, também é tempo de mudar conceitos e desatar tabus!!!
Carol Barros Melo
NÃO AO PRECONCEITO!
(Retirado do Site do Prof° Geverson Grzeszczeszyn)
Recentemente, vimos em jornais e na mídia em geral, casos de manifestação de preconceito feitos por políticos aos negros e homossexuais.
Um dos casos foi o do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), defensor da ditadura, o qual respondeu a pergunta de Preta Gil - qual seria a reação de Bolsonaro se um filho dele namorasse uma negra? – da seguinte forma: “Preta, não vou discutir promiscuidade com quer que seja. Eu não corro esse risco, e meus filhos foram muito bem educados e não viveram em um ambiente como, lamentavelmente, é o teu”. Isso está gravado em vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=sGkD49guFVI&feature=player_embedded).
O outro caso, e não menos lamentável, é o do deputado federal Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), o qual afirmou em seu twitter que os africanos ”descendem de ancestrais amaldiçoados por Noé” e afirmou que gays têm “podridão de sentimentos” que, segundo ele, “levam ao ódio, ao crime e à rejeição”.
O outro caso, e não menos lamentável, é o do deputado federal Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), o qual afirmou em seu twitter que os africanos ”descendem de ancestrais amaldiçoados por Noé” e afirmou que gays têm “podridão de sentimentos” que, segundo ele, “levam ao ódio, ao crime e à rejeição”.
Nas eleições de 201o também houve manifestações de preconceito e discriminação contra grupos sociais, especialmente contra os nordestinos, sendo o caso mais comentado o da estudante de Direito (sim, Direito!) Mayara Petruso, a qual escreveu em seu twitter que “Nordestino não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado!”. Mas o pior foi perceber que logo em seguida a sua publicação, ela ganhou adeptos, e vários outros comportamentos similares (e deploráveis) de preconceito ocorreram via twitter.
Ora, esse tipo de hostilidade e desprezo contra grupos de pessoas ou povos de outras raças, demonstra claro e reprovável preconceito de ambos os políticos e também da estudante.
O fato é que é muito triste saber que quem cometeu essas atrocidades mais recentemente foram os “representantes” do povo, eleitos para promover a defesa dos direitos sociais de nosso país. Tal comportamento deixa claro, seguramente, uma coisa: não estão preparados para exercerem o papel que a Constituição lhes outorgou, por meio de seus mandatos, haja vista que a própria Constituição estabelece que não deve existir – em quaisquer situações – preconceito de qualquer natureza no Brasil. Aqueles que votaram nesses deputados nas eleições passadas devem refletir sobre a possibilidade, e porque não dizer, a certeza, de não votar neles futuramente!
Neste contexto, é importante salientar o que está por traz desses comportamentos preconceituosos, os quais percebemos, de vez em quando, em nossa sociedade. O preconceito nasce, antes de mais nada, da ignorância daquele que o pratica. Ignorância no sentido de não ter conhecimento sobre a realidade da sua vítima, porque vive preso ao seu próprio mundo, à sua realidade, e o seu umbigo é o centro do universo. Ele se acha o dono da verdade absoluta. Assim, esquece de abrir os olhos e a mente para outras possibilidades, esquece de perceber que o mundo não se resume à sua própria existência, ao seu próprio corpo e sua cor, aos seus próprios interesses, aos seus próprios julgamentos e percepções da realidade. Logo, o preconceito é fruto de uma falsa e perniciosa sensação de superioridade por parte de alguns indivíduos. Estes pensam que podem determinar como os outros deveriam ser, ter e fazer, ou seja, como os outros deveriam viver.
No entanto, tomemos cuidado, pois o preconceito existe independente dos homens e mulheres públicos. O preconceito está nas piadas contra negros e outros grupos sociais, está na contratação de empregados nas empresas, está na gestão das empresas, quando apenas certos grupos sociais ascendem aos maiores cargos, está nas diversas mídias, como a tv, na qual raros negros exercem papeis de destaque, está na escola e na universidade, quando grupos sociais são discriminados, está na família, quando de alguma forma os mais velhos expressam preconceito perto de crianças que estão aprendendo e formando o seu próprio mundo, enfim, está muito mais próximo de nós do que imaginamos, e, muitas vezes, de forma oculta, velada. Portanto, policiemo-nos! Não sejamos nós os colaboradores à criação ou à manutenção de um mundo repleto de preconceito, discriminação e segregação!
Mas apesar de tudo, felizmente estamos num país democrático, e as repercussões dos preconceitos explícitos, especialmente aqueles cometidos publicamente nas tvs e demais mídias, são rapidamente repudiados pela massa crítica de pessoas que não subestimam mais a sua capacidade de intervir nessa realidade e, assim, colocar os preconceituosos no seu devido lugar, com a maior arma que um povo pode ter: a capacidade de se expressar, de se manifestar por meio dos diversos meios de comunicação, de emitir a sua indignação, de exigir um comportamento mais adequado de qualquer indivíduo – político ou não – ao valor primeiro da democracia: a convivência dialética e pacífica, em sociedade!
Vamos todos dizer um sonoro NÃO ao preconceito!
Se um homem quer você, nada pode mantê-lo longe.
Este texto é da Oprah Winfrey, apresentadora conceituadíssima dos Estados Unidos. Não preciso fazer considerações a respeito do texto, porque eu assino embaixo.
Leiam , e reflitam também. Isto serve para você mulher ou você homen.
Carol Barros Melo
Se um homem quer você, nada pode mantê-lo longe;
Se ele não te quer, nada pode fazê-lo ficar.
Pare de dar desculpas (de arranjar justificativas) para um homem e seu comportamento.
Permita que sua intuição (ou espírito) te proteja das mágoas.
Pare de tentar se modificar para uma relação que não tem que acontecer.
Mais devagar é melhor. Nunca dedique sua vida a um homem antes que você encontre um que realmente te faz feliz.
Se uma relação terminar porque o homem não te tratou como você merecia,”foda-se, mande pro inferno, esquece!”, vocês não podem “ser amigos”. Um amigo não destrataria outro amigo.
Não conserte.
Se você sente que ele está te enrolando, provavelmente é porque ele está mesmo. Não continue (a relação) porque você acha que “ele vai melhorar”.
Você vai se chatear daqui um ano por continuar a relação quando as coisas ainda não estiverem melhores.
A única pessoa que você pode controlar em uma relação é você mesma.
Evite homens que têm um monte de filhos, e de um monte de mulheres diferentes. Ele não casou com elas quando elas ficaram grávidas, então, porque ele te trataria diferente?
Sempre tenha seu próprio círculo de amizade, separadamente do dele.
Coloque limites no modo como um homem te trata. Se algo te irritar,faça um escândalo.
Nunca deixe um homem saber de tudo. Mais tarde ele usará isso contra você.
Você não pode mudar o comportamento de um homem. A mudança vem de dentro.
Nunca o deixe sentir que ele é mais importante que você… mesmo se ele tiver um maior grau de escolaridade ou um emprego melhor.
Não o torne um semi-deus.
Ele é um homem, nada além ou aquém disso.
Nunca deixe um homem definir quem você é.
Nunca pegue o homem de alguém emprestado.
Se ele traiu alguém com você, ele te trairá.
Um homem vai te tratar do jeito que você permita que ele te trate. Todos os homens NÃO são cachorros.
Você não deve ser a única a fazer tudo…compromisso é uma via de mão dupla.
Você precisa de tempo para se cuidar entre as relações. Não há nada precioso quanto viajar. Veja as suas questões antes de um novo relacionamento.
Você nunca deve olhar para alguém sentindo que a pessoa irá te completar.
Uma relação consiste de dois indivíduos completos,procure alguém que irá te complementar… não suplementar.
Namorar é bacana. mesmo se ele não for o esperado Sr. Correto.
Faça-o sentir falta de você algumas vezes… quando um homem sempre sabe que você está lá, e que você está sempre disponível para ele, ele se acha…
Nunca se mude para a casa da mãe dele.
Nunca seja cúmplice (ou co-assine qualquer documento) de um homem.(cama e escovas de dentes juntas, Conta Correntes separadas)
Não se comprometa completamente com um homem que não te dá tudo o que você precisa. Mantenha-o em seu radar, mas conheça outros…
Compartilhe isso com outras mulheres e homens . Você fará alguém sorrir, outros repensarem sobre as escolhas, e outras mulheres se prepararem.
O medo de ficar sozinha faz que várias mulheres permaneçam em relações que são abusivas e lesivas: Dr. Phill
Você deve saber que você é a melhor coisa que pode acontecer para alguém e se um homem te destrata, é ele que vai perder uma coisa boa.
Se ele ficou atraído por você à primeira vista, saiba que ele não foi o único.
Todos eles estão te olhando, então você tem várias opções.
Faça a escolha certa.
Eles são como vestidos na vitrine, podem ser lindos,mas , vc é que dá a palavra final. Se leva ou não .... o vestido tem q ter varias qualidades do contrario , só ocupa espaço no armario... Impedindo outros melhores chegarem até vc.
Não guarde entulhos, só para dizer q tem ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário