Pensa Tudo!: Obras de Arte - Tarsila do Amaral

11 de fevereiro de 2012

Obras de Arte - Tarsila do Amaral

Mais obras esplendorosas da história da arte. E desta vez, dou o espaço merecido a "Brasileiríssima" Tarsila do Amaral. Abaixo em resumo, a vida e obra desta artista sentimental que adoro e admiro tanto... Divirtam-se!

Tarsila participou ativamente da renovação da arte brasileira que se processou na década de 1920. Integrou-se ao movimento modernista e ligou-se com especial interesse à questão da brasilidade. Formou, com Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, com quem se casou em 1924, o chamado Grupo dos Cinco.

Tarsila do Amaral nasceu em Capivari SP em 1886. Estudou com Pedro Alexandrino, a partir de 1917, e depois com George Fischer Elphons, em São Paulo. Em Paris freqüentou a Académie Julien, sob a orientação de Émile Renard. Entrou em contato com Fernand Léger, cujo estilo a marcou sobremodo, André Lhote e Albert Gleisse, e estruturou sua personalidade artística a partir das influências cubistas. Em 1922 participou em Paris do Salão dos Artistas Franceses.

 
Retornando ao Brasil em 1924, percorreu as cidades históricas mineiras em companhia do escritor francês Blaise Cendrars. Deslumbrada com a decoração popular das casas dessas cidades, assimilou a tradição barroca brasileira às recém-adquiridas teorias e práticas cubistas e criou uma pintura que foi denominada Pau-Brasil. Essa pintura inspirou um movimento, variante brasileira do cubismo, e influenciou Portinari.

 
Em 1926 Tarsila expôs na galeria Percier em Paris. Iniciou-se então sua fase antropofágica, de retorno ao primitivo, da qual o exemplo mais notável é o quadro "Abaporu". Presente na I e II Bienais de São Paulo, foi premiada na primeira. Na Bienal de São Paulo de 1963, sala especial foi dedicada à retrospectiva de sua obra. Foram apresentadas suas diversas fases e deu-se destaque ao quadro "Operários" (1933), da fase social, em que as cores são mais sombrias mas a nitidez anterior é conservada. Outra obra do mesmo período é "Segunda classe".

 

Tarsila esteve ainda representada na mostra Arte Moderna no Brasil (1957), na XXXII Bienal de Veneza (1964) e na mostra Arte da América Latina desde a Independência (1966). Em 1960 o Museu de Arte Moderna de São Paulo organizou retrospectiva de sua obra. Entre suas demais telas destacam-se "A negra", no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e "São Paulo", na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Tarsila morreu em São Paulo SP em 17 de janeiro de 1973.

Tarsila já nasceu com o dom da arte em seu sangue, seus quadros fazem sucesso. Ela era uma Garota que Sabe bem o que Quer, principalmente quando estava em frente a uma tela com pincel e tinta e as idéias iam surgindo e tomando forma na ponta do pincel. Uma pessoa especial que conseguia transmitir o que via e o que sentia em forma de arte, que hoje embeleza as paredes das grandes  galerias. Ela nos deixa uma mensagem de vida muito forte, pois A Sabedoria Vem Com a Idade e sabedoria era o que ela mais tinha, uma pessoa especial com um dom maravilhoso e ela soube aproveitar esse dom e mostrar para o mundo através da sua arte. Para quem gosta de arte, principalmente as obras de Tarsila, basta entrar naInternet em Sites Seguros que é possível encontrar não só as suas artes, mas também toda a sua biografia, quadros à venda e onde encontrar as suas obras em exposição.

 A arte é um dom que já nasce com a pessoa, ou  se é ou não artista, pois nesse caso não existe meio termo. A arte tem vários aspectos,  depende de cada pessoa que a observa, pois cada um interpreta da sua maneira e depende do estado de espírito de cada um ao fazer a interpretação de uma arte,  seja ela abstrata ou não, pois a arte é definida como um estado de espírito. Podemos definir a obra de Tarsila como a descoberta do Modernismo Brasileiro em 1933. A pintura do quadro ”Operários” dá inicio a Pintura Social no Brasil, e à partir dessa data muitos outros quadros surgiram e fizeram a história da arte brasileira, ela é uma grande artista brasileira que se consagrou com seus quadros e sua inteligência ao retratar o modernismo.

 Quando se fala em inteligência emocional, Tarsila é mestra, pois seus quadros transmitem suas emoções, seus sentimentos, seu jeito de ser, ela demonstra na pintura toda a sua técnica que é copiada por muitos artistas e serve de inspiração para outros que entendem a arte como emoções e sentimentos que brotam do inconsciente e do coração. Ser artista é ter o dom do entendimento da alma humana e conseguir expressar o que sente não com palavras, mas, nas cores e formas que definem o verdadeiro AMOR à arte, assim é Tarsila do Amaral.




Abaixo, ouça Bachianas Brasileiras n°5 de Heitor Villa Lobos com a interpretação de Salli Terri & Laurindo Almeida.   Apreciem ouvindo... Magnífico!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...