Pensa Tudo!: Obras de Arte - Romero Britto

25 de fevereiro de 2012

Obras de Arte - Romero Britto

Neste sábado, dou passagem a mais um artista e desta vez uma figura Nordestina e de muito sucesso! 
 Romero Britto nasceu em Pernambuco ( Recife ) em 6 de Outubro de 1963 e já aos 8 anos começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Tornou-se conhecido através de uma campanha publicitária e aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro para a OEA ( Organização dos Estados Americanos)

 

Alegres e coloridas, as telas de Romero Britto misturam traços infantis quase geométricos e decoram a casa de dezenas de celebridades. A lista é variada: de Arnold Schwarzenegger e Madonna a Bill Clinton, Carlos Menem e Ted Kennedy; de Andre Agassi e Michael Jordan, Paloma Picasso . Seus quadros são vendidos por até US$ 120 mil. Mais bem-sucedido no Exterior, Britto tem investido em outras áreas. Já criou peças publicitárias para Pepsi-Cola, Disney, IBM e Apple. Sua obra vem sendo usada em embalagens, na moda e até em carros.
 


Britto produz pinturas a óleo explorando formas geométricas ou figuras de sua preferência, como corações ou animais, sempre com cores vivíssimas. Faz sucesso justamente porque sua obra dá vida a qualquer espaço ou objeto.
"Meu trabalho, por ser dinâmico e alegre, promove a esperança, o positivismo e a vontade de viver. Acredito que cada um de nós tem uma missão. A minha é oferecer parte do meu tempo e da minha arte para arrecadar fundos para obras beneficentes. Me identifico com os necessitados. Jamais vou esquecer o que é ser pobre e isso é o que faz com que seja tão importante para mim; ter meu trabalho acessível a todas as pessoas. Para mim, a arte pode refletir a celebração das coisas boas e simples da vida. Isto é o mais importante!” (Romero Britto )

Romero Britto deixa uma vida simples no Recife para a aventura de construir o futuro nos Estados Unidos. Casa-se com Sharon, uma norte-americana, e tem um filho, Brandon, que está sendo educado em Miami, onde mora.
Seu começo foi uma batalha: começou pintando paredes e vendendo seus trabalhos na rua. Até que o presidente da empresa sueca produtorta da vocda Absolut viu seus quadros em Miami e contratou-o. O artista cria três obras de arte para a Absolut Vodka, em 1989, que foram reproduzidas em campanha publicitária em mais de 60 publicações internacionais das mais importantes do mundo.
Daí para a frente, uma loucura: em 1995, seu trabalho também é estampado em 1,5 milhão de latas do refrigerantes Pepsi-Cola. Depois de Andy Warhol, Keith Haring e Roy Lichtenstein, o pernambucano do Recife foi contratado para inserir os astros da Disney no contexto de sua arte pop, em 1997.
Projeta uma escultura com 21 metros de altura, em 1998, para o Shopping Dadeland Station, em Miami, cuja construção foi inaugurada em 2000. Em 1999, projeta o visual do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, alargando seu mercado para a Europa.

Romero Britto se torna muito conhecido e passa a participar da mais alta esfera social nos Estados Unidos e Europa, como no caso de Bill Clinton (apresentado pelo senador Ted Kennedy), que lhe comprou um quadro e com quem já esteve quatro vezes. Ou, ainda, como no caso de Arnold Schwarzenegger, que tem 18 obras do artista, e também Mike Tyson, Madonna, Michael Jordan, Sylvester Stallone e Cindy Crawford, entre outros.



Em sua casa de Miami coleciona Picasso, Matisse, Andy Warhol, Volpi e Cláudio Tozzi, estes os brasileiros por quem dedica grande admiração. Hoje, a partir de sua Galeria em South Beach, Miami, com uma equipe de 30 pessoas, produz projetos e arte para todo o mundo, e vende 650 cópias por dia só em reproduções gráficas de seus trabalhos. História de sucesso! Em 2002, abriu sua própria galeria de arte em São Paulo. Em 2011 pintou e divulgou uma imagem da Presitenta Dilma em um grande jornal dos Estados Unidos.












Ouça ao Grupo Pernambucano Sagrama Instrumental e curta as obras de Romero deliciando-se com lindas melodias que endossam a nossa terra.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...