Pensa Tudo!: Obras de Arte - Salvador Dali

28 de janeiro de 2012

Obras de Arte - Salvador Dali

Adoro e gosto de apreciar obras de arte de vários pintores da história... um deles é Salvador Dalí, que foi um pintor surrealista, cujas obras de artes são originais, bizarras e extremamente criativas. Suas pinturas tiveram forte conotação metafisica e sexuais . É considerado um dos mais criativos gênios do movimento surrealista. Excêntrico, ostentava como marca pessoal um esquisito bigode. Tinha uma personalidade muito extravagante e sem modéstia, costumava dizer: "Sou um monstro de inteligência". Suas obras são uma combinação de imagens bizarras e oníricas de extrema qualidade plástica. Além de pintor, Dalí realizou trabalhos para o cinema, esculturas, fotografias, desenhou jóias e ilustrou livros.
 Salvador Dalí nasceu na Espanha, 1904, dia 11 de maio.
 Um coquetel de medicamentos não prescritos danificou seu sistema nervoso provocando um fim em suas atividades artísticas. Sofria do Mal de Parkinson, e morreu no dia 23 de janeiro de 1989, na cidade natal de Figueiras, Espanha.

Nota: Durante alguns sábados, irei postar aqui no blog, alguns mestres da pintura e suas obras. Aguardem!  Vale muito à pena apreciar...

Algumas obras de Dali que eu adoro:
 Salvador Dali atribuiu o seu “amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e meu amor oriental por roupas”a um auto-denominado linhagem árabe , alegando que seus antepassados eram descendentes de mouros.
 Dalí foi altamente imaginativo, e também tinha uma afinidade para a participação no comportamento comum e grandioso, a fim de chamar a atenção para si mesmo. As vezes isso irritava aqueles que amaram sua arte tanto quanto isso irritava seus críticos, desde a sua maneira excêntrica, por vezes, chamou mais a atenção do público de sua obra.
 Dois dos mais populares objetos do surrealismo foram Telefone de Lagosta e sofá Mae West Lips, completado por Dalí em 1936 e 1937, respectivamente. Artista surrealista e patrono Edward James encomendou esses dois pedaços de Dalí; James herdou uma grande propriedade inglesa em West Dean, West Sussex, quando ele tinha cinco anos e foi um dos principais apoiantes dos surrealistas na década de 1930.
  ”Lagostas e telefones tiveram forte conotação sexual para Dalí “, segundo a legenda de exibição para o Telefone de Lagosta na Tate Gallery, “e ele fez uma estreita analogia entre comida e sexo.”O telefone foi funcionais, e James comprou quatro deles de Dalí para substituir os telefones em sua casa de retiro. Um aparece agora na Tate Gallery, o segundo pode ser encontrado no Museu do Telefone alemão Frankfurt, o terceiro pertence à Fundação Edward James; eo quarto está na National Gallery of Australia.
 A madeira e cetim Mae West Lips Sofá foi modelado após os lábios da atriz Mae West, com quem Dalí aparentemente achei fascinante. West foi anteriormente objecto de em 1935 a pintura Dalí O Rosto de Mae West. Mae West Lips Sofá atualmente reside na Brighton and Hove Museum na Inglaterra.
 Entre 1941 e 1970, Salvador Dalí criou um conjunto de 39 jóias. As jóias são intrincados e algumas contêm partes móveis. A jóia mais famosa, "The Royal Heart”, é feita de ouro está incrustada com 46 rubis, 42 diamantes e quatro esmeraldas e é criada de tal forma que o centro “bate” como um coração real. Dalí comentou que “Sem uma audiência, sem a presença de espectadores, essas jóas não cumpririam a função para a qual foram criadas. O espectador é, então, o artista final.”
 (Dalí, 1959.) O “Dalí – Joies” (“As Jóias de Dalí”), a coleção pode ser vista no Teatro Museu Dalí em Figueres, Catalunha, Espanha, onde está em exposição permanente. No teatro, Salvador Dalí construiu o cenario romantico para Gracía Lorca atuar Mariana Pineda em 1927. Para Bacchanale (1939), um bailado baseado e definir a música de Richard Wagners ’1845 da ópera Tannhäuser, Dalí de ambas cenografia e o libreto. Bacchanale foi seguido pelo conjunto de projetos para Labyrinth em 1941 e O chapéu de três pontas , em 1949
 
Aprecie as Obras de Dali, ouvindo esta magnífica obra musical de Giuseppe Verdi - Bella Figlia dell'Amore

10 comentários:

Maxx disse...

Dali foi um Salvador (trocadilho idiota rsrsrsr). Mas sem brincadeira, gosto muito das imagens que ele deixou bem como de sua incursão pelo cinema (cão andaluz - se não me falha a velha memória). Grande abraço.

Maxx.

Carol Barros Melo disse...

Forte abraço pra ti Max! ;*

Nefasto Curvatório disse...

É claro que quando vi tua nova postagem, através de um link lá na minha, vi o título e pensei, putzgrila, Salvador Dalí, corri para cá, minha querida amiga, eu amei a postagem, foi muito bem feita, e os quadros, maravilhosos, gosto daquele relógio que vai derretendo, o Salvador Dalí, tenho uma paixão por ele, tudo, pela obra e pelo homem que foi, tem um filme sobre ele, mostra ele e o escritor e poeta Frederico Garcia Lorca, e mostra um romance que ambos tiveram, e o quanto o fim disso abalou Dalí, um grande quebra cabeça era Dalí. As vezes eu penso na arrogância dele como necessária, porque é necessário ter uma confiança acima da média em si mesmo para poder vencer na arte, e ele podia, ele tinha talento, era criativo. Amei mesmo tua postagem, fiquei até emocionado, nos dias de hoje, são poucos que se interessam ainda por pintura, uma arte tão bela e rica. Vou aplaudir de pé tua postagem, parabéns.

Carol Barros Melo disse...

Obrigada meu amigo! Sua opinião pra mim é muito importante xD que bom que avaliou positivamente... adoro as obras de Dali x) bejos carinhosos ;***

Laine Antunes disse...

Até hoje não conheci ninguém que não goste de alguma obra dele. Muito bom! Eu não o admiro pela técnica usada, eu simplesmente amo as cenas que ele cria, mesmo que fossem apenas rabiscos, não conseguiria deixar de admirar a criatividade!

Anônimo disse...

Qual o nome dessa obra do relogio derretendo ai?

Carol Barros Melo disse...

O nome das obras dos relógios derretidos são; "A Persistência da Memória".

Clarissa disse...

Eu jurava que a foto do casal de senhores que são dois mariachis não eram de Salvador Dali,e sim do Victor Molev,um pintor russo...me corrija se eu estiver errada por favor.

Carol Barros Melo disse...

Olá Clarissa! Seja bem vinda ao meu blog.

De fato até fiquei em dúvida pelos traços serem idênticos aos de Molev.. mas pelas minhas pesquisas é realmente do Dali.. caso tenha informações de que possa ser do Molev, será bem vinda a sua gentil atenção. Abraços

Raissa Almeida disse...

Tenho uma dúvida pois estou pesquisando sobre obras do Dali e uma me chamou a atenção que é Departure Of The Winged Ship (não sei nem a tradução do titulo, mas alguns sites me fornecem que essa obra é do Vladimir Kush e outros do Dali, você poderia me ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...