Pensa Tudo!: PARAPSICOLOGIA

2 de novembro de 2011

PARAPSICOLOGIA

Parapsicologia é o ramo da Psicologia que estuda o comportamento transcende modos conhecidos da cognição sensorial e atividade motora. Estudo científico dos fenômenos chamados sobrenaturais se pode dizer que tenham iniciado a partir de 1882 com a fundação da sociedade de Pesquisas Psíquicas, em Londres . Sociedades semelhantes já existem em muitos países. A parapsicologia termo foi popularizado por Dr.JBRhine do Duque Universidade em EUA O Laboratório de Parapsicologia foi estabelecida em Duque Universidade em 1934. Lá, fenômenos psi foram estudados por meio de experimentos em laboratório sob condições controladas. Portanto, muitas pessoas relacionam o termo parapsicologia principalmente para este tipo de investigação.

Uma vez que o fenômeno em estudo são raros e muitas vezes contrárias ao senso comum e as leis conhecidas da natureza, a maioria dos cientistas se mantêm céticos quanto à autenticidade dos fenômenos. Preconceitos e crenças pessoais do investigador pode ter efeito maior sobre o estudo do que em outras ciências. A possibilidade de o investigador ser enganado por charlatães inteligente e de observação e relato tendencioso fazer as pessoas hesitaram em considerar evidências de estudos conclusivos. Todo o tipo de críticas são feitas sobre o estudo, chegando às vezes ao ponto de questionar a integridade e honestidade pessoais do trabalhador pesquisa.

O número de psicólogos acreditando que a existência de verdadeiros fenômenos parapsicológicos foi demonstrada cientificamente tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos. Ainda assim, alguns até agora tentar explicar as ocorrências relatadas em termos de conceitos psicológicos conhecidos como sugestão, histeria, alucinações etc, ou em termos de trucagens de fraude, etc Alguns aceitam a genuinidade das capacidades psi como percepção extra-sensorial (ESP) e psicocinese (PK), mas não consideram as provas de sobrevivência ou para a vida além da morte ou para a existência de espíritos adequada. Há cientistas no outro extremo que acreditam que as provas tenham sido suficientes se reuniram para provar a existência de espíritos e pensar que é possível se comunicar com os espíritos de pessoas mortas.

CAPACIDADES PSI


1. Percepção extra-sensorial (ESP)

Este termo refere-se a não-sensoriais cognição. ESP é de dois tipos: matagnomy e precognição. Metagnomy é a cognição do presente obtidas através de outros meios que não sensorial, enquanto a segunda diz respeito ao futuro. Metagnomy em si é de dois tipos: a clarividência e a telepatia

Clarividência A.

Esta é a cognição extra-sensoriais de eventos e coisas do passado ou do presente. Para estudar esse fenômeno em laboratório, um maço de cartas ou cartões ESP Zener são usadas. Um baralho de cartas contém 25 cartas, que consiste em cinco sets, cada conjunto tendo um dos cinco símbolos; cruz, círculo, estrela, linhas onduladas, e quadrado. Em um experimento simples para testar clarividência, as 25 cartas são embaralhadas e mantido voltado para baixo sobre a mesa. O assunto tem que adivinhar a ordem das cartas no pack. A probabilidade de adivinhar correta por acaso é 5 de 25 ou 1 / 5 do número total de ensaios, quando o experimento for repetido. Se o acaso fosse o único fator de contabilidade para o palpite correto, o número de acerto deve chegar mais perto e mais perto de 1 / 5 do número total de ensaios, aumenta o número de ensaios. Na experimentação real envolvendo um grande número de temas e longa série de ensaios que se estende por vários anos, os desvios significativamente diferente de pontuação chance de terem sido obtidos (cerca de 7 acessos por 25). Muitas variações do experimento têm sido tentadas. Cuidado especial tem sido dada ao descartar a possibilidade de pistas sensoriais.

Muitos fenômenos espontâneos foram registrados relativos às pessoas que parecem possuir a faculdade de clarividência a um grau notável. Cryptoscopy é a capacidade de ver as coisas dentro de uma caixa ou cobertura. Adivinhação ou radiestesia é um comumente ouvida de forma de clarividência onde os objetos escondidos, minerais subterrâneos, metais, água, etc estão localizados, muitas vezes usando uma varinha de condão que é um galho bifurcado em mãos. Algumas pessoas são relatadas para mostrar a transposição dos sentidos, como ser capaz de ler com os dedos. Na autoscopia, o indivíduo alega ver os órgãos dentro de seu corpo. Algumas pessoas, quando entregou um objeto como um relógio às vezes pode dizer detalhes sobre as pessoas que tê-lo usado. Isto é referido como psicométricas.

Telepatia B.

Telepatia é a transferência extra de emoções e pensamentos de um indivíduo para outro. Para estudar a telepatia em laboratório, duas pessoas são necessárias - um agente ou emissor e um receptor ou percipiente. No que é chamado de teste ESP geral, o remetente olha para um cartão e as suposições assunto o símbolo e escreve-lo. Depois de um grande número de ensaios, o número de acerto pode ser contado. Aqui pode-se observar que o factor que representa a mais de chance de sucesso pontuação pode ser telepatia, clarividência ou ou ambos. Portanto, testes de telepatia pura foram criados quando o agente simplesmente pensa em um dos símbolos dada eo assunto faz um palpite. O agente escreve o símbolo somente depois que o assunto tem feito isso. Precauções elaboradas são relatados para ter sido usado para impedir a articulação subliminar involuntária e outros meios pelo qual o sujeito pode obter pistas. Em experimentos de telepatia de longa distância, o agente eo receptor estavam sentados quilômetros de distância. Taxas consistentemente alta pontuação têm sido relatados.

Acredita-se geralmente que a telepatia é maior entre pessoas com mental semelhante make-up e que estão em harmonia uns com os outros. O fenômeno do estado mental de um indivíduo e os sentimentos que influenciam outro, quando eles não têm meios normais de saber, é conhecido como sympathism. Muitas pessoas devem ter muita habilidade em ler o pensamento. Cumberlandism é um jogo de salão, onde um homem de olhos vendados é dito que um objeto está escondido, simplesmente tocando sua mão. Os alegados casos de hipnotismo em massa poderia estar controlando as mentes dos outros através da sugestão telepática. Um parapsicólogo russo Vasiliev conseguiu hipnotizar seu tema telepaticamente.

Precognição C.

Este termo refere-se à cognição direta do futuro. Isso não é claro incluem inferência racional. Em uma versão normalmente utilizado para o experimento, o sujeito é convidado a adivinhar a futura ordem de um baralho de cartas ESP. Em seguida, as cartas são embaralhadas e mecanicamente o número de visitas são contadas como antes. Uma vez que o fenômeno da precognição foi provado, tornou-se, teoricamente, quase impossíveis de realizar experimentos sobre a telepatia pura. Clarividência precognitivos pode ser considerado o fator operacional.

Os casos espontâneos de precognição ocorrem com mais freqüência através de sonhos. Algumas pessoas experimentam duplicação precognição. A pessoa tem um sonho e, mais tarde, os mesmos acontecimentos se desenrolam assim como ele os tinha visto no sonho. Adivinhos muitos usam cristais, borra de café, velas, etc como um auxílio na precognição. É possível que a capacidade precognitive desempenha um papel na astrologia quiromancia, etc, no entanto, os inquéritos com um propósito científicos têm mostrado que a maioria dos contadores de fortuna são charlatões que apenas explorar as pessoas crédulas. A psicologia moderna tem mostrado que a sugestão pode ter uma forte influência sobre os seres humanos. Até mesmo a morte pode ser provocada por mera sugestão. As sugestões feitas pelos videntes são acreditados e são postas em prática de forma a torná-las realidade.

Um grande número de casos espontâneos são relatados em revistas da parapsicologia, que parecem indicar que o ESP ocorre no caso dos animais também.

2. Psicocinese (PK)

Este é o movimento ou mudança de estado causada em um objeto por um indivíduo através de meios não-físicos. Em um experimento, o sujeito tenta influenciar o resultado de um dado mecanicamente realizada jogar. Assim como ESP, a existência de PK também tem sido demonstrada experimentalmente por testar um grande número de indivíduos. Pontuações PK são geralmente menores que os escores ESP, mas quase ninguém pode obter sucesso moderado. O número de dados utilizados por jogar, o tamanho eo formato dos dados, etc não têm efeito sobre a taxa de pontuação.

Muitos dos feitos lendários relatados por observadores parece possível se aceitarmos PK como um fato. Há evidências experimentais de que algumas pessoas podem influenciar o crescimento das plantas e cicatrização de feridas em ratos através de PK. Muitas pessoas parecem ter testemunhado levitação que é levantar objetos sem contato. Em psychogalvanometry, um indivíduo envia uma corrente elétrica através de um galvanômetro, segurando os eletrodos em suas mãos. Apport está trazendo objetos através da parede em uma sala fechada. Na psicografia, as mudanças são trazidas em uma chapa fotográfica. Algumas pessoas consideram a fé cura de doenças como uma forma de psicocinese. A capacidade de impedir mater de putrefação vegetal tem sido relatada. De acordo com populares concepção poltergeist, em que os distúrbios ocorrem em uma casa em forma de objetos em movimento sobre, quedas de pedras, objetos pegando fogo, etc, são devido à presença de um fantasma travesso. Alguns parapsicólogos são de opinião que os distúrbios são causados ​​inconscientemente através de PK por um adolescente que é mais ou menos ignorantes do fato de que ele ou ela é responsável pela ocorrência. Na produção de orgânicos estigmas (feridas em forma de cruz, etc produzida na pele), um processo semelhante ao PK pode ser operacional. Hyloclasty envolve efeitos microscópicos sobre a matéria. Objetos são quebrados em pedaços ao tocar, o perfume é extraído das flores, etc

Alguns tal processo está provavelmente envolvido na invulnerabilidade ao fogo encontrados no fogo caminhando-cerimônias e a capacidade de suportar o frio extremo. A capacidade de prisão vital funções fisiológicas sem danos também foi relatada pelos investigadores.

NATUREZA DA CAPACIDADE PSI

Embora experimentalmente, telepatia, clarividência, pré-cognição e psicocinese são muitas vezes tratados como diferentes, a evidência disponível indica que há apenas uma capacidade psi geral. Pessoas recebendo pontuações mais altas em um tipo obtêm escores altos nos outros tipos e quando a pontuação de um indivíduo cai em um, ela cai nos outros também. Fenômenos psi são o produto do campo psíquico geral, que é um produto conjunto da personalidade e as crenças de todos aqueles que estão envolvidos: o experimentador, temas e até mesmo aqueles que estão em torno de como ajudantes ou até mesmo meros observadores, e da natureza psíquica do o lugar. Alguns lugares e períodos determinados de tempo, pode facilitar o funcionamento do psi.

O efeito Experimenter »que tem sido demonstrado em vários experimentos, indica que os experimentadores psiquicamente (através ESP ou PK) influenciar o resultado do experimento e tendem a obter resultados em linha com as suas atitudes e expectativas. Isto significaria que não há verdade `objetivo 'independente do observador, que pode ser descoberto através da experimentação (similar aos conceitos de operacionismo, princípio da incerteza, etc na física moderna).

Fatores motivacionais foram encontrados intimamente relacionado com ESP e PK. Tédio e distração diminuir a taxa de pontuação. Há um declínio geral do funcionamento para executar como a experiência prossegue, assim como um declínio dentro de cada ser executado. Há um surto de final como a experiência está chegando ao fim. Novidade aumenta as taxas de pontuação. Crianças apresentaram melhores resultados em competição. Verificação imediata dos resultados em cada prova tem um efeito de facilitar o desempenho. Assuntos melhor desempenho em seu próprio método preferido. Embora o uso da hipnose tem dado resultados contrários em diferentes estudos, há algumas indicações de que o treinamento hipnótico pode ajudar a desenvolver a capacidade psi, talvez aumentando a motivação e removendo inibições.

Taxas mais altas de pontuação são obtidos quando os experimentadores e indivíduos tinham atitudes positivas mutuamente. Verificou-se que quando os pacotes preparados pelo pesquisador foram misturados com pacotes preparados por outra pessoa, os indivíduos foram encontrados para responder diferencialmente, obtendo escores mais altos naqueles preparado pelo experimentador. Melhores pontuações foram obtidas quando o agente é uma pessoa gostou do assunto e também pertencente ao sexo oposto. Familiaridade com a situação experimental, relaxamento e informalidade da situação promover psi. Pessoas que acreditavam em ESP e os valores religiosos tem de ter maior pontuação. Experimentadores acreditar na ESP também produziu escores mais altos. Muitos assuntos alta pontuação eram artistas. Resultados altos são geralmente sociáveis ​​e extrovertidos, o que talvez lhes permitam se sentir à vontade na situação experimental.

A cafeína ajuda e amytal de sódio impede psi. Na PK, um efeito lag foi observado quando o número de destino é alterado. Em alguns experimentos sobre precognição um efeito de deslocamento foi observado. Alguns indivíduos foram encontrados para responder de forma consistente para o segundo alvo à frente, em vez do primeiro, indicando a telepatia precognitive.

Algumas pessoas foram encontrados consistentemente para obter pontuações abaixo do acaso, indicando que psi está operando no sentido oposto. Atitudes negativas dos sujeitos ou experimentador, personalidade introvertida dos sujeitos e frustração resultante de complicações processuais ou atrasar a verificação de desempenho são alguns dos fatores encontrados associados com psi faltando. A preferencial resultados efeito quando o assunto é apresentado com duas condições contrastantes ao mesmo tempo e ele responde diferencialmente pela psi-dando em cima de um psi e faltando em outro. Por exemplo, dezenas, às vezes positivos são obtidos em alto valor faces dos dados e desvios negativos são obtidos em faces baixo em experimentos de PK. Muitas vezes em situações de resposta diferencial, a curva de distribuição de acerto de uma condição é a forma de U, enquanto o outro dá a sua imagem reflexão da água.

Induzir e desenvolver as capacidades Psi

Embora a hipnose está associada a psi nas mentes dos leigos, os estudos atuais não conseguiram encontrar qualquer relação significativa. A hipnose é semi-sono artificial. Aqueles com um temperamento histérico (com grande quantidade de inércia), sendo muito sugestionáveis, facilmente cair neste estado e prontamente aceitam e obedecem sugestões dadas por outra pessoa. Aqueles com um temperamento estável ativado ou pode ir para a condição de semi-sono, se eles realmente querem, mas eles acham difícil de aceitar e obedecer a sugestões. Psi continua a trabalhar na hipnose, se o assunto já está psíquico na consciência desperta normal; hipnose não tem muita relevância em operação psi crescente. Existem alguns relatos extra-ordinária de fenômenos psi como regressão hipnótica a vidas passadas. Tentativas de replicação em geral fracassaram. Histéricos dar contas imaginário de vidas passadas que não conseguem obter autenticado.

Alguns pesquisadores têm relatado que a hipnose é até certo ponto útil na formação de psi, removendo inibições no caso de alguns temas, embora para o desempenho real, a condição hipnótica não é particularmente útil. Um estado de relaxamento meditativo ajuda na performance psi. Psi em geral é uma função da personalidade global e crescimento pessoal holística que aumenta a flexibilidade da mente, promove psi.

Aqueles que têm um alto grau de psi não usá-lo por causa da sensação de que a vida normal perde todo o significado, uma vez que você vá além das regularidades que lhe dão sentido.

O problema da sobrevivência / existência de espíritos

Além de capacidades psi, há um outro campo de investigação que é mais controversa. Este é sobre se o ser humano tem uma alma que sobrevive à morte do corpo e caso afirmativo, se os espíritos podem se comunicar com pessoas vivas.

Espiritismo e Mediunidade

Em quase todas as partes do mundo, há pessoas que afirmam ser médiuns através de quem as pessoas mortas são supostamente para se comunicar com os vivos. Normalmente, o médio entra em um estado de transe e os espíritos falam através do médium. Às vezes, o meio usa uma placa de ouija que contém todos os alfabetos e uma prancheta (a handrest mover-se sobre rodas com um ponteiro ou um lápis em anexo) usando o que a escrita automática pode ser produzido. O espiritismo tem crescido em um culto em muitos países onde as pessoas que acreditam na existência de um mundo não-material espiritual tentar se comunicar com os espíritos dos mortos. As sessões são realizadas normalmente à noite com pouca luz. Mensagens ostensivo são recebidos de pessoas mortas por parentes e amigos e descrições das condições de além-túmulo são dadas. Muitas vezes, o médio terá um ou mais controles `espírito 'que pode falar diretamente com o meio, fazer previsões e transmitir mensagens de e para o mundo espiritual.

Há muitos médiuns que produzem o que é chamado de fenômenos físicos ou mediúnicas. Estes incluem o transporte de objetos físicos, levitação do médium ou objectos que nos rodeiam, raps e ruídos diversos, tocar instrumentos musicais, etc A ocorrência mais estranho é o aparecimento de uma substância supostamente filmy chamada ectoplasma. Isto é suposto ser uma substância semi-material derivado do corpo do médium. Acredita-se que os espíritos são capazes de materializar em uma sessão usando ectoplam vindo do meio. A materialização pode assumir a forma de uma mão, rosto ou corpo ou qualquer outra forma. Esta objetivação de formas supostamente é conhecido como teleplasty. Muitas fotografias estão disponíveis deveriam ser os de materializações.

A investigação científica sobre espiritismo e mediunidade tem sido muito difícil. Mediunidade é muitas vezes um meio de ganhar a vida para o meio. Mesmo médiuns que muitos pesquisadores têm encontrado para ser verdadeiro resort à inferência de adivinhação, e artifícios. Muitos usam elaborar dispositivos mecânicos para a produção de fenômenos físicos. Há casos em que pessoas que vivem erroneamente acreditavam estar morto comunicaram através de médiuns.

Muitos pesquisadores psíquicos são de opinião que os médiuns genuínos têm ESP e PK e que em transe, sua mente inconsciente, obtém a informação desejada através da ESP e dá-lo de uma forma dramática, como se um homem morto está falando. Este tipo de explicação tem que ser estendida muito longe para explicar os resultados de alguns experimentos cruz correspondência. Nestes, um espírito dá partes de uma mensagem através de diferentes mídias em diferentes países. A mensagem só faz sentido quando todas as partes são colocadas juntas. Alguns pesquisadores estão mais inclinados a acreditar que o inconsciente dos médiuns estão colaborando e influenciando uns aos outros em produzir este ou aquele telepatia de uma pessoa viva está causando isso ao invés de aceitar a existência de um espírito.

Aparições

Aparições são principalmente de quatro tipos: as aparições de crise, post-mortem aparições, aparições e aparições assombrando experimental.

Uma aparição de um indivíduo é considerado como uma aparição crise se aparecer dentro do período de 12 horas após a sua morte. Muitos casos são relatados em que a aparição do homem morto aparece aos seus parentes ou amigos que não teria sequer conhecido do evento. Uma explicação óbvia seria telepatia. Tem sido sugerido que a telepatia opera mais quando um indivíduo está numa situação de crise. Ele envia uma mensagem telepática que podem ser recebidos por seu parente ou amigo só depois de algum tempo, quando sua mente está em um estado receptivo (telepatia diferida). A mensagem recebida pela mente inconsciente entra na mente consciente na forma de uma aparição do moribundo. Alguns outros presentes nesse momento pode através de telepatia, compartilhar a experiência.

Post-mortem aparições são aparições que aparecem 12 horas após a crise.

Haunting é uma aparição visto várias vezes no mesmo lugar em determinados momentos ao longo de um período relativamente longo de tempo. Várias explicações que não o da sobrevivência têm sido sugeridos para explicar os casos investigados. Uma explicação é baseada em ESP. Foi mencionado que o que um vidente lê em um objeto é provável que seja visto por outros clarividentes que mais tarde, ver o objeto, mesmo quando a leitura está incorreta. Acredita-se também que os objetos diferem no poder evocatory ou o poder de estimular a clarividência. Alguns pesquisadores falam de impregnação psíquica do espaço pelo homem morrendo. Os lugares que se tornam assombrado poderia ser lugares que estimulam a clarividência na sensitivos. Tais pessoas podem ver facilmente, através de clarividência, a imagem de um indivíduo que tinha vivido naquele lugar, ou ver um evento interessante que havia acontecido lá. Outros clarividentes que vem para o local poderia ter a mesma visão de novo e de o lugar é suposto o mal-assombrada. Também é possível que a crença na existência de um fantasma habitando um lugar nas mentes de muitas pessoas que vivem na localidade poderia criar uma imagem telepática nas mentes das pessoas que vêm a este lugar. A outra explicação é a de teleplasty. Um homem morrendo cria um fantasma teleplastic como um meio produz uma materialização em transe. O fantasma teleplastic torna-se independente, mostra o comportamento automático e é visto como um fantasma.

A natureza não-físicos das aparições está claro a partir dos estudos sobre as aparições. Eles normalmente não causam qualquer mudança no ambiente, embora seja relatado que às vezes a sensação de frio se faz sentir naquele momento.

Em aparição Experimental, uma pessoa produz deliberadamente por vontade uma aparição de si mesmo ou de outro homem fazendo um ato em particular diante de um sujeito que está sentado em outro lugar. Este processo ocorre através da sugestão telepática.

LE Rhine, com base em seus estudos de casos espontâneos, chega à conclusão de que existem vários casos em que parece que a personalidade falecido tinha induzido a experiência e alguns casos em que a iniciativa da pessoa falecida é a única explicação possível.

Reincarnação

Muitos casos são registrados, onde um indivíduo, geralmente uma criança, afirma lembrar de seu nascimento passado e com sucesso identifica parentes e objectos pertencentes à personalidade falecido. Outra explicação para tais casos é que, como resultado de semelhança mental make-up, o indivíduo é capaz de conhecer as experiências de um outro indivíduo que viveu no passado, através da ESP. Este é paralelo ao sympathism que ocorre entre dois indivíduos vivos. ESP psicométricas, mediada por algum objeto pode também contribuir para tais casos. No entanto, os casos coletados por Ian Stevenson, onde as pessoas têm falado línguas ou executados habilidades não aprendidas antes e onde as marcas de nascimento têm sido relacionadas a lesões na vida anterior (PK através sympathism?) São sugestivos de reencarnação real.

Posse

A maioria dos casos de possessão são claramente uma manifestação de dissociação da personalidade histérica. A posse é um dispositivo inconsciente de dominar sobre os outros, fazer algo que normalmente é censurável ou para desabafar as emoções reprimidas. Raramente, a desintegração da personalidade esquizofrênica também podem levar a cisão ou de personalidade múltipla que pode ser confundido com possessão por um espírito desencarnado.

Outros fenômenos relacionados com a sobrevivência

Alguns videntes afirmam que o ser humano tem um corpo astral, que pela prática pode ser projetada para fora do corpo físico. Espontânea de projeção astral é suposto ter lugar durante os sonhos, problemas de saúde agudos, experiências com drogas, etc Isso é muitas vezes chamado de OBE (Out of the Body Experience).

Em bilocação, onde uma pessoa é visto em dois lugares ao mesmo tempo, um poderia ser uma aparição. Há místicos que afirmam que eles podem deixar seu corpo físico e deslocar-se em seu corpo astral.

Em muitas culturas primitivas, há pessoas que afirmam que eles trouxeram espíritos sob seu controle através de magia negra ou feitiçaria e que com a sua ajuda eles podem fazer maravilhas. É possível que PK é o fator operacional real, se houver.

A semelhança na descrição do leito de morte, experiências (experiência de morte EQM ou perto) daqueles que morreram na mesa de hospital e foram trazidos de volta à vida também dão suporte à hipótese de sobrevivência. De acordo com espíritas, a experiência de passar por um túnel escuro com luz, no outro extremo está passando do corpo astral através da glândula pineal, no cérebro, enquanto que para os céticos é a experiência do processo de cérebro gradativamente parando de funcionar. As outras experiências de parentes mortos aparecendo e vendo deuses são explicados como alucinações produzidas por intensa expectativa.

A evidência para ESP e PK é considerado atraente pela maioria dos psicólogos, mas a lei da parcimônia da ciência exige que até provas mais contundentes é obtido, é mais seguro considerar a sobrevivência apenas como uma hipótese tendo em vista a priori um objeções e complexidades envolvidas na efetuar um compromisso com as leis conhecidas da ciência.

Diversos Fenômenos Psi

Pará Psicologia relatório de estudos extra ordinária e incomuns experiências psicológicas como Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). A fotografia Kirlian é fotografias tiradas de objetos (da parte do objeto tocar na chapa fotográfica) em uma alta energia electro-magnética arquivado em um quarto escuro. Algumas pessoas se relacionam com a "aura" em torno do objeto visto tocando a chapa fotográfica em relação aos fenômenos astral.

PSI E A NATUREZA DO HOMEM

Tentativas de entender psi em termos puramente físicos têm se tornado menos popular nos últimos anos. Por exemplo, a teoria de que a telepatia envolve a transmissão de algum tipo de ondas eletromagnéticas foi desacreditada em experimentos em que o agente eo sujeito estavam sentados em cabines de metal.

Todas as evidências disponíveis parecem apontar para o fato de que psi opera através do inconsciente. ESP espontânea vem como pressentimentos, emoções fortes, alucinações, escrita automática ou sonhos. Em um experimento de telepatia, onde choques dado ao agente foram os estímulos, mesmo quando o assunto não conscientemente sucesso em responder corretamente, suas medidas fisiológicas, como padrão de ondas cerebrais e condutividade elétrica da pele indicaram que ele estava respondendo inconscientemente aos choques recebida pelo agente. A importância de boas relações interpessoais no psi efetuar levou ao conceito de auto subliminar ou transcendental ou inconsciente coletivo que não existe no espaço ou no tempo e que não é nem um nem muitos. Algumas pessoas falam de uma realidade paranormal que consiste no futuro passado, presente e que é um substrato e de fundo para o mundo dos sentidos.

Em muitos países, os métodos como ioga são supostamente para ajudar um indivíduo no desenvolvimento de capacidades psi e na indução de estados de êxtase da consciência sobre o qual pouco se sabe. Certas drogas são acreditados para ajudar temporariamente. Práticas associadas com a feitiçaria também podem ter esse efeito.

Algumas pessoas pensam que as capacidades psi estão desenvolvendo no homem em evolução. Alguns postulam `psiquismo coletivo 'e` ideo-plastia "em evolução. Uma aranha aprende a fazer sua teia de aranha da mente coletiva através de telepatia. Novos órgãos se desenvolvem em animais durante o curso da evolução através ideoplasty.

Nossa auto-consciente é talvez uma adaptação da personalidade total para a sobrevivência biológica. Parece haver um mecanismo de repressão capacidades psi. Talvez os órgãos dos sentidos são mecanismos de limitação que limitam as nossas percepções para o ambiente imediato. Nosso controle de motor semelhante limites de nosso controle para o corpo físico. A evidência para precognição dá apoio à teoria do determinismo ou destino. Talvez, no passado, presente e futuro existem simultaneamente e estamos simplesmente passar por ele. Nós podemos ser capazes de obter vislumbres do futuro sob certas condições. Ao mesmo tempo, o fenômeno da PK indica que nossa potencialidade para agir sobre o mundo físico não se limita a nossa capacidade de motor. Provavelmente a nossa vontade e as ações também fazem parte do curso predeterminado de eventos.

Capacidades psi é suposto ser uma função de integração global da personalidade. Métodos como ioga devem desenvolver capacidades psi. Capacidades psi forçando sem desenvolvimento global da personalidade é suposto produzir desequilíbrio na pessoa.

TEORIA campo psíquico

O campo psíquico existente a qualquer tempo e lugar é uma função do poder evocatory dependendo da história psíquica do lugar, a natureza psíquica das pessoas ali presentes naquele momento, etc No caso de pessoas rígidas, psi opera negativamente pela supressão do paranormal. No caso de pessoas com um alto nível de estabilidade, psi opera positivamente, se assim o desejarem. Qualquer evento psíquico ocorre em função do campo psíquico.

2 comentários:

Anônimo disse...

Unquestionably believe that which you said.

Your favorite reason appeared to be on the internet the easiest thing to be aware of.

I say to you, I certainly get irked while people think about worries that they plainly don't know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side-effects , people can take a signal. Will likely be back to get more. Thanks
Also visit my webpage : lasers for stretch marks

Ghost-writer disse...

Sou Parapsicologa e Parapsicologia não é um ramo da Psicologia.
É uma ciência paralela que inclusive a psicologia não aceita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...