Pensa Tudo!: O NÚCLEO DA REALIDADE

19 de setembro de 2011

O NÚCLEO DA REALIDADE

A ÚNICA visão de realidade absolutamente irrefutável é a SOLIPSISTA.
O SOLIPSISMO é a idéia de que a única realidade é o próprio EU, é que tudo o mais não tem existência em si própria, ou não se pode comprovar tal existência. A ilusão do mundo então, incluindo as outras pessoas, seria uma projeção da mente.
Um Ser Humano pode duvidar de tudo, mesmo das impressões que lhe chegam aos sentidos. Pode supor que tudo o que ouve, vê, sente e etc seja uma ilusão, um sonho. Talvez o mundo não exista e ele nem sequer tenha corpo, talvez nem mesmo cérebro, mas com certeza há pelo menos uma "substância" que sente e pensa.
Seria muito estranho alguém duvidar de que é um Ser pensante e sensível, ele pode até achar que num dado momento deixará de existir e logo de pensar ou de sentir, ou que num certo momento do passado não existisse. Mas é fato, me parece inquestionável, que no momento presente ele existe.
Evidentemente isso se aplica apenas ao indivíduo em relação a si próprio, ao EU, não garantindo de forma alguma que outras pessoas a sua volta também tenham tal existência.
Sintetizando, Eu sei que existo. E Você, se realmente for um Ser Humano como eu e não apenas uma ilusão ou simulação, também sabe que Você existe. Porém nem Eu, nem Você e nem ninguém pode tar garantias da real existência de outros como Seres Humanos.
Sendo assim o EU é uma espécie de Núcleo inviolável de realidade, a única certeza irrefutável, o demais, tudo é duvidoso, tudo é de certa forma, Crença.
Para o Solipsismo, toda a realidade a sua volta pode simplesmente ser uma projeção da mente, ou seja, o mundo é uma ilusão sensível. Todavia o EU em geral sabe que não pode controlar muitos dos aspectos desta realidade, o que nos faz questionar se de fato tal projeção pode ser gerada por outra fonte, talvez um outro Ser.
O EU se relaciona com uma "realidade", um mundo, um Universo a sua volta. É tido como incerto que tal realidade tenha uma existência real, em si própria, mas também é fato inquestionável que de algum modo ou de outro, o EU é afetado por essa realidade.
As sensações e impressões sentidas pelo EU são legítimas, são tão reais quanto o próprio EU e então, quer o mundo a sua volta seja real ou não, ele possui uma certa existência. A questão então é saber qual a procedência de tal existência.
Seria o mundo fisicamente existente, como cremos através da Ciência? Seria uma ilusão mental, um Maya, como se propõe em algumas vertentes de religiões Hindus ou do Budismo? Seria uma simulação neuro interativa como no filme The Matrix?
O EU não tem como possuir certeza absoluta disto, sabe apenas que sua experiência neste mundo é real, quer ele seja existente em si mesmo ou não. O EU sabe também que não pode controlar tal "existência" do mundo, logo esse mundo é sustentado por outra fonte, essa fonte pode entretanto ser uma parte inconsciente do EU.

ESQUEMATIZANDO AS POSSIBILIDADES

EGOteísmo, ALTEREGOteísmo, PANteísmo, POLIteísmo, MONOteísmo, Ateísmo. Podemos dividi-las em 3 grupos:
Mundo controlado pelo EU (direta ou indiretamente)
EGOTEÍSMO e ALTEREGOTEÍSMO
Mundo autocontrolado
PANTEÍSMO e ATEÍSMO
Mundo controlado por Ser distinto do EU
MONOTEÍSMO e POLITEÍSMO
Mas há ainda uma sétima possibilidade, que consistiria numa quarta categoria. Até agora vimos uma relação clara de inferioridade do EU sob outro SER no que se refere ao controle do mundo nas 4 últimas possibilidade, que abarcam praticamente todas as religiões.
Nesses casos nada esclareceu a questão relativa a existência de outros Seres Humanos como o EU. A dúvida persiste, mesmo no MONOTEÍSMO poderia ser que em todo o Mundo e nas outras pessoas criadas pelo SER, não houvesse algo equivalente ao EU. Ou seja, o EU ainda seria o único Ser Humano no Mundo.
Evidentemente nenhuma religião suporta tal idéia, pelo simples fato de que se ela se tornou um sistema religioso disseminado é por considerar a existência dos outros Seres Humanos como reais, caso contrário não faria sentido que seu adepto a divulgasse para meros seres ilusórios. Mas no que se refere ao exércicio do desenvolvimento de uma visão pessoal de mundo, esse questionamento ainda é válido.
Nesse exato momento você que lê está página, pode ser o único Ser Humano real do Universo, recebendo toda essa informação através de seu ALTEREGO. Toda essa explicação e tudo o que você já viu até hoje pode não passar de uma ilusão sensível produzida por você mesmo ou por um distinto e alheio SER.
A quarta categoria seria uma que partisse do pressuposto que de fato existem necessariamente os outros Seres Humanos, e que todos eles, inclusive o EU, participam na projeção do mundo.
Ou seja, o mundo é de fato uma projeção do EU, mas não de um único EU e sim de vários, no nosso caso de pelo menos 6 bilhões de Eus. Nesse caso:
EU
MUNDO
EUS que produzem o mundo
Ou EU <= MUNDO <= EUS (maioria).
Nesse caso o EU não consegue exercer controle direto sobre o mundo por que há bilhões de outros EUS interferindo, e provavelmente todos inconscientes. Seria então um MULTIALTEREGOTEÍSMO, e mesmo que fosse um controle consciente, um MULTIEGOTEÍSMO, mesmo que num dado momento todos se conscientizassem disso e de fato possuíssem tal poder, seria muito difícil coordenar qualquer ação siginificativa. De qualquer modo esse mundo seria controlado por TODOS o que resultaria no nome HOLOTEÍSMO. Sendo o prefixo grego holo relativo a "todo".
De nada adiantaria um EU desejar anular a gravidade se todos os outros estão desejando ou pelo menos "dependendo" de que a gravidade continue funcionando. Estão condicionados.
Teoricamente essa seria de todas essas categorias, a única testável. Se conseguissemos coordenar uma ação internacional simultânea, fazendo que todas as pessoas por um momento se concentrassem em realizar algum evento poderíamos quem sabe produzí-lo desafiando leis consagradas da física.
Mas apesar de simples essa experiência é impraticável, e depois não temos como saber se por exemplo bastaria uma única opinião contrária para sabotar o evento, o que inviabilizaria por completo a tentativa.
Ainda assim podemos considerar tal hipótese válida, e subdividi-la em outras sub opções como a que coloca que há EUS mais ou menos conscientes em relação aos outros, e com maior ou menor poder de controlar o mundo. Alguns poderiam ser mesmo extrafísicos, outros tão poderosos que poderiam ser considerados Deuses, e tal hipótese poderia mesmo se misturar ao Politeísmo ao Monoteísmo ao Panteísmo e até mesmo ao Ateísmo. Mas o mais importante nesse caso é agrupar em categorias.
MUNDO controlado por:
Possibilidades
Um único EU
EGOTEÍSMO e ALTEREGOTEÍSMO
Multiplos EUS semelhantes
HOLOTEÍSMO
SER distinto do EU
MONOTEÍSMO e POLITEÍSMO
Autocontrolado
PANTEÍSMO e ATEÍSMO
Comparando as relações de influência:
EGOTEÍSMOEU => MUNDO
ALTEREGOTEÍSMOEU <= MUNDO <= ALTER EGO
PANTEÍSMOEU <= MUNDO CONSCIENTE
ATEÍSMOEU <= MUNDO INCONSCIENTE
MONOTEÍSMOEU <= MUNDO <= SER
POLITEÍSMOEU <= MUNDO <= SERES
HOLOTEÍSMOEU <= MUNDO <= DEMAIS EUS
Note que a única relação invertida é a do Egotéismo, que já consideramos como uma visão de mundo insana ou divina.
Também não é impossível misturar algumas destas concepções, ainda que não encontremos crenças comuns que as representem.
EU <= MUNDO CONSCIENTE + SER, que seria um "MONOPANTEÍSMO". Algumas crenças panteístas se aproximam deste modelo, ao colocar o MONO como Pai e a PAN (Natureza) como Mãe.
EU <= MUNDO <= ALTER EGO + SERES, um "POLIALTEREGOTEÍSMO". Nesse caso o ALTEREGO seria um dos "Deuses" que controlam o Mundo.
EU <= MUNDO INCONSCIENTE <= SER Distante, no Passado. É o DEÍSMO. A idéia de que Deus apenas criou o Universo e depois o deixou por conta própria.
EU <= MUNDO <= SERES + DEMAIS EUS, "POLIHOLOTEÍSMO", aqui teríamos um Universo politeísta no qual os deuses são apenas EUS mais evoluídos.
EU <= MUNDO CONSCIENTE + DEMAIS EUS, o HOLOPANTEÍSMO.
O que restringe essas combinações, resultando em que não tenhamos muitas religiões que as representem, são alguns fatores básicos.

Um comentário:

Maxx disse...

Excelente post.

Abç.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...